A 13 de Janeiro de 2010 nascia o Blog dos Cruzeiros, um espaço onde escrevo sobre este maravilhoso mundo dos cruzeiros. Na altura era apenas um passatempo carregado de paixão… mas a verdade é que desde o primeiro artigo até este, publicado 6 anos depois, muito evoluiu, cresceu, saiu do anonimato, e é aqui que partilho o meu “vício” e as minhas experiências.
Mas esta história começou dois anos antes, com o meu primeiro cruzeiro… mal sabia que ia ser “mais um” viciado neste tipo de férias.

Em 2008 desloquei-me à minha agência de viagens para marcar mais umas férias. De praia, claro, para descansar com muito calor e banhos de mar. Afinal sempre gostei do Verão. Depois de alguma conversa a agente surpreende-me com a frase “Porque não fazem um cruzeiro?“.
Devia ter feito esta pergunta centenas de vezes a tantos clientes, mas para mim foi a primeira vez que a ouvi e não tinha qualquer resposta. Nem porque não nem porque sim… simplesmente não sabia. A única coisa que me ocorreu foi a série televisiva “O Barco do Amor” e confesso que não desgostei da ideia. Mas de cruzeiros não percebia nada.
Depois de alguma orientação inicial e adicionar à proposta uma visita a Barcelona, fiquei convencido e, pela primeira vez, tinha reservado um cruzeiro de 5 noites pelo Mediterrâneo, a bordo do Navigator of the Seas, da Royal Caribbean.
E admito, foi fantástico!
É indiscritível a sensação de entrar, pela primeira vez, num navio de cruzeiro. O átrio, a promenade, os espaços luxuosos, os decks superiores, a elegância dos jantares, os espetáculos no teatro, as actividades e entretenimento, a simpatia dos tripulantes. Não me consigo lembrar de aspectos negativos, se calhar próprio de quem se deslumbra com o primeiro cruzeiro.
De lá para cá, sempre que pude, fiz férias em cruzeiros, não com a regularidade que gostaria, mas com a mesma vontade da primeira vez. Fiquei fã. Tão apaixonado que resolvi partilhar com os meus amigos e até com o espaço virtual que é a Internet.
Em 20010 nascia este blog para poder escrever sobre a minha paixão por cruzeiros. Também o blog evoluiu e aqui partilhei com os leitores alguns momentos marcantes, como as estreias do MSC Preziosa e do Anthem of the Seas, em Lisboa, onde estive presente, os vários Cruise Day Lisbon, ou os cruzeiros feitos e que partilhei com os leitores.
Regularmente publicamos artigos de referência como são exemplos:
- 7 (Ótimos) Motivos para Viajar no Yacht Club da MSC Cruzeiros
- Guia Completo Sobre Saúde a Bordo de um Cruzeiro (e o que deve fazer se ficar doente)
- Mãe, quero fazer um cruzeiro!
- 5 Destinos de Cruzeiros para uma Lua-de-mel Inesquecível
- Cruzeiros no Mediterrâneo: Locais e portos de escala imperdíveis
- Guia Completo para o seu Primeiro Cruzeiro – Desde a Compra até ao Embarque
- Cruzeiros: Conheça todos os custos associados!
- 10 Formas Criativas De Se Livrar De Uma Pessoa Chata Num Cruzeiro (porque elas andam aí…)
- 10 Razões Para Fazer Um Cruzeiro
Algumas das minhas experiências a bordo:
- Uma agradável surpresa chamada Costa Smeralda (a bordo do primeiro cruzeiro pós-pandemia)
- 5 Fatores que me fizeram Fã da Princess (depois de um raro itinerário Lisboa-Funchal)
- Cruzeiro das Arábias: Da excentricidade dos Emirados ao secular Omã (viagem por Abu Dhabi, Dubai, Sir Bani Yas, Khasab e Muscat)
- 3 Dias a Bordo do Maior Navio de Cruzeiros do Mundo (e 2 pequenos segredos)
- #ThePlaceToBe: Os 7 Melhores Espaços para estar no MSC Seaside (comprovadamente)
- Cruzeiro no MSC Meraviglia: 8 Coisas Óptimas… e algumas menos boas
- Norwegian EPIC – Reportagem de 7 noites pelo Mediterrâneo (o excelente, o bom, mas também o mau)
- Cruzeiro de Luxo: A nossa Experiência no Yacht Club do MSC Fantasia (reportagem, fotos e videos)
- Anthem of the Seas estreou em Lisboa e contamos-lhe tudo com fotos e vídeos
Algumas entrevistas a notáveis personalidades dos cruzeiros:
- Entrevista com Francisco Teixeira, Director-Geral da Melair
- Entrevista com Eduardo Cabrita da MSC Cruzeiros

A audiência do blog não para de crescer. Mais de 200.000 fãs no Facebook, de longe a maior página de fãs sobre cruzeiros em português.
O “bichinho” continuará por aqui, com certeza, e estamos prontos para dar seguimento a este projecto. E isso passa por continuar a ajudar centenas de leitores, que tal como eu em 2008, não sabiam o que eram os cruzeiros.
Este blog não seria possível sem eles, que me consultam, que partilham as suas histórias e ajudam outros menos experientes nestas andanças.
A todos eles o meu obrigado.
Parabéns! Excelente blog. Gostaria de ler uma reportagem de como viajar sozinha em um cruzeiro. Os que fiz foram com familiares e amigos. Mas, atualmente, está difícil para eles, questões de trabalho, estudo e com isso fico no desejo de viajar, pois falta me companhia. Penso ser em cruzeiros a melhor e mais segura opção. Gratidão!
Também já viajei na Royal Caribbean . Acho superior à MSC , pelo menos nos que eu usei . Acho que teve uma boa ideia ao criar este blog . Tudo de bom e até breve
Helena
Excelente trabalho , muito útil, tb sou um apaixonado por cruzeiros, suas dicas são muito úteis , vou ficar atento e a acompanhar abraços
Tal é qual a muitos anos pensei com o meu marido fazer um cruzeiro, mas ficava sempre para depois, mas um dia decidimos experimentar então pesquisamos e dirigimo-nos a Abreu, só tenho pena de não ter começado uns anos antes mas fomos e ficamos apaixonados por pelos cruzeiros, o primeiro foi no Magnifica Por Veneza, Ilhas Gregas e Dubrovnik, passamos logo ao 2° no Splendida remamos até ao Dubai, Abu Dabi, Sir Bani e khasab e Muscat, foi deveras o mais marcante sem dúvida, seguiu-se no Seasid a Miami, Bahamas, Cuzumel, Ocho Rios, e o último que fizemos foi em 2019 na companhia Noruegan e fizemos Copenhaga,Warnemund Talin, São Petersburgo, Heksinki e Estocolmo, estava planeado em 2020 fazermos os fiordes da Noruega mas a pandemia nos impediu de realizar este cruzeiro, esperançada que tudo isto termine para proseguirmos com estes passeios maravilhosos.